9 alimentos eficazes no tratamento e prevenção da pressão alta

A pressão alta é um problema que afeta mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, somente no Brasil são aproximadamente 30 milhões convivendo com esse problema de saúde. A hipertensão é um problema grave de saúde, mas que pode ser tratado de maneira simples através da adoção de hábitos mais saudáveis como alimentação adequada e pratica atividade física. No entanto, existem alguns tipos que alimentos que podem contribuir de forma mais incisiva no tratamento e prevenção desse mal. A seguir temos uma lista com 9 alimentos que podem te ajudar na batalha contra a pressão alta. 

 
1 Aveia

A Aveia é uma excelente fonte de fibras, uma das maiores vantagens dela é aumentar a sensação de saciedade no organismo, o que ajuda muito a controlar o apetite, e acaba impedindo aquelas beliscadas entre uma refeição e outra e o exagero na quantidade de alimentos. Por isso, ela acaba sendo uma aliada para hipertensos por contribuir principalmente para o controle da glicose sanguínea. Além disso, ela também ajuda a diminuir a retenção de líquidos e a melhorar a dilatação e circulação dos vasos sanguíneos por ter magnésio em sua composição, que é um eletrólito extremamente importante para diversas funções no corpo humano.


2 Lentilhas

As lentilhas são uma boa fonte de fibras, potássio, magnésio, ácido fólico e proteínas. E de acordo com vários estudos, constatou-se que as lentilhas reduzem a pressão arterial, e contribuem de maneira considerável no bom funcionamento do intestino, na redução do acúmulo de gordura e na questão relacionada a retenção de líquidos.Comer lentilhas regularmente ajuda a combater as doenças cardiovasculares. Isso ocorre devido à presença de uma série nutrientes. Eles ajudam a diminuir as arritmias cardíacas e a controlar a pressão arterial, respectivamente. Além disso, pelo fato de as lentilhas conterem uma boa quantidade de fibras, elas auxiliam bastante no controle do colesterol.


3 Iogurte Natural

Os pesquisadores descobriram que mulheres de meia-idade que consumiram cinco ou mais porções de iogurte por semana tinham uma redução de 20% no risco de hipertensão. O Iogurte têm cálcio que ajuda a diminuir a pressão sanguínea, e probióticos naturais que auxiliam muito na manutenção bom funcionamento da microbiota intestinal e também na saúde em geral. Iogurtes sem açúcar, como iogurtes naturais ou gregos, tendem a ter mais benefícios, pois a ingestão do açúcar pode trazer uma série de prejuízos ao nosso organismo, como aumento de peso ou até mesmo contribuir negativamente em vários processos inflamatórios. E, se você quiser melhorar ainda mais o efeito positivo do consumo de iogurtes, basta adicionar frutas frescas quando for tomar, como morangos, bananas, maçãs, etc.


4 Suco de beterraba

Muito conhecido por sua ação detox, pois ela contribui para eliminar certas toxinas do organismo e ajudar no processo de emagrecimento, o suco de beterraba também funciona como um remédio natural para reduzir a pressão arterial, pois contém nitratos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação. De acordo com um estudos feito nos Instituto de Diabetes e Coração Baker na Austrália, ela ainda faz efeito bem rápido, pois pouco tempo depois de seu consumo foram observadas respostas fisiológicas nos pacientes. Essa característica de relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos, contribui de maneira positiva para pessoas que a consomem antes do treino e ou atividades físicas. Além disso a Beterraba ainda ajuda na saúde através da melhora na imunidade, pois é rica em vitaminas C e Zinco, que contribuem para o aumento na produção de células do sistema imunológico.

 

5 Alho

O alho tem como ingrediente ativo a alicina, que é um composto que tem função hipotensora, que ajuda a melhorar o quadro de pessoas que tem pressão alta. Algumas pesquisas sugerem que o alho aumenta a produção de óxido nítrico do corpo, o que ajuda na dilatação das artérias e veias, melhorando consideravelmente o sistema circulatório. Mas um dos fatores mais importante é que o alho serve de tempero, realçando o sabor dos alimentos, e por consequência as pessoas acabam utilizando muito menos sal no preparo dos alimentos. O resultado dessa redução no consumo de sal, é uma melhora considerável no quadro de hipertensão.


6 Frutas Vermelhas

Frutas vermelhas contém antocianina, um tipo de flavonoide que pode ser encontrada na amora, no no mirtilo, no morango e na cereja. Alguns estudos demonstraram que as antocianinas  levaram a melhorias na função endotelial, que desempenham papéis importantes na coagulação do sangue e na regulação da pressão arterial. As frutas vermelhas tem ótimas quantidades de fibras que ajudam a diminuir a velocidade da absorção do açúcar dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e prevenindo a resistência a insulina e a diabetes. Além disso, por conterem uma grande quantidade de antioxidantes e anti-inflamatórios, existem estudos mostrando que frutas vermelhas podem melhorar a cognição e a função cerebral, e ajudar também na prevenção de doenças degenerativas.


7 Clara de ovo

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão, isso porque ela contém uma boa quantidade de um peptídeo chamado RVSL, que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial. Além disso, por ser um alimento rico em proteína, mais especificamente a albumina tem que um excelente valor biológico, a clara do ovo sendo consumida regularmente vai ajudar seu corpo na produção e ou manutenção de massa muscular, fazendo que seu corpo acabe acumulando menos gordura, assim diminuindo os riscos de doenças relacionadas a pressão alta.


Melancia

A melancia além de conter boas quantidades de potássio, contém também a citrulina, que ajuda o corpo a produzir óxido nítrico, que por sua vez é um substância que relaxa os vasos sanguíneos e estimula a flexibilidade das artérias, podendo reduzir a pressão arterial elevada e promovendo uma melhor distribuição de nutrientes pela corrente sanguínea. Além disso, a melancia ainda ajuda na hidratação, pois é composta por aproximadamente 90% de água, e com isso ainda pode ser muita benéfica na perda de peso, pois é um alimento com uma quantidade muito baixa de calorias.


9 Feijão branco

Praticamente todos os tipos de feijão são bons para o coração e podem ajudar a manter a pressão arterial em níveis bons. O feijão branco é o mais recomendado, mas outros tipos como preto, também são indicados, pois o feijão tem altos níveis de potássio, que ajuda a relaxar os músculos das paredes dos vasos sanguíneos e dá a esse alimento uma condição muito favorável na melhora da pressão arterial. O feijão também é rico em fibras e magnésio, dois nutrientes que combinados ajudam a reduzir a absorção rápida do açúcar, contribuindo no controle da glicose no sangue e reduzindo o risco de doenças relacionadas a diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *