8 alimentos que te ajudam a aliviar a ansiedade

     Você está lutando para manter a ansiedade sob controle? Embora se encontre regularmente com um terapeuta, tome sua medicação conforme prescrito e tenha um bom sistema de apoio, a verdade é que o tratamento para a ansiedade não deve parar quando você sai do consultório do seu terapeuta. O controle eficaz da ansiedade envolve outro fator significativo: sua dieta. Se você ainda não tentou ajustar o que come, pode estar perdendo uma importante oportunidade de combater sua ansiedade.
 
1 Frutas Cítricas

Que as frutas cítricas fazem bem a saúde é basicamente um consenso, mas que elas ajudam no controle a ansiedade, talvez boa parte das pessoas ainda não saibam. As frutas como o Limão, a laranja, a acerola, o abacaxi e várias outras cítricas, podem ajudar muito quem sofre com ansiedade. Essas frutas desempenham um papel importante no controle da produção de cortisol, amplamente conhecido como hormônio do estresse, e que na grande maioria das pessoas provoca um desconforto mental. Essas frutas também são importantes por conta da grande quantidade de vitamina C que elas contém, vitamina essa que tem a capacidade que ajudar na melhora da capacidade cognitiva e ainda contribuir na melhora da absorção de serotonina pelo nosso organismo, fazendo com que você melhore seu humor, seu sono, seu apetite e até a sua memória. 

 
2 Abacate

O Abacate é rico em vitamina B6, que ajuda o corpo a produzir vários neurotransmissores, incluindo a serotonina, que influencia dentre várias outras coisas o humor. As vitaminas B, incluindo tiamina, riboflavina e niacina, têm efeitos positivos no sistema nervoso. Em contrapartida, tem-se observado que a deficiência dessas vitaminas têm sido associadas ao aumento da ansiedade em algumas pessoas. Abacates são ricos em vitaminas B que aliviam o estresse, e também são ricos em gorduras saudáveis, que ajudam a melhorar a pressão arterial, podendo assim ajudar a diminuir a ansiedade. Outra vitamina muito importante do abacate é a vitamina E, que é um nutriente importante para a visão, reprodução e manutenção da pele saudável, e também está ligada à cognição, ela ajuda ainda a ampliar os vasos sanguíneos e é necessário para a formação de glóbulos vermelhos.


3 Peru

Já ouviu falar em triptofano? Ele é o nutriente do Peru que com certeza vai te ajudar a dormir mais facilmente. O triptofano é um aminoácido que o corpo precisa para produzir o neurotransmissor serotonina, que ajuda a regular  principalmente o sono e o humor, e justamente por isso o triptofano pode te ajudar a reduzir aqueles sentimentos de ansiedade. Também é importante salientar que é muito benéfico evitar as frituras, principalmente antes de dormir, pois os alimentos fritos introduzem gorduras insalubres que tem a capacidade de combater o triptofano que poderia te ajudar a controlar a ansiedade antes da hora de dormir.


4 Amêndoas

Estudos demostraram que o aumento no consumo de magnésio pode ser um tratamento eficaz para sintomas relacionados à ansiedade, pois a insuficiência de magnésio reduz o nível de serotonina no cérebro. As amêndoas são tão ricas em magnésio, que apenas 30g de amêndoas (cerca de 12 nozes) contém 75mg de magnésio, que é 19% da quantidade diária recomendada para adultos. Além disso, as amêndoas são ricas em gorduras boas, como as do Ômega 3, 6 e 9, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim fazendo com que o risco de doenças cardiovasculares caia bastante. As amêndoas ainda ajudam na beleza da pele, por ser rica em antioxidantes, e elas ajudam ainda a melhorar a memória pois combatem os radicais livres.

 

5 Iogurte

Você pode se surpreender ao saber que alimentos fermentados como o iogurte, podem contribuir muito na redução da ansiedade. Em diversos estudos foi encontrado uma ligação entre o consumo de alimentos fermentados e probióticos, e a redução da ansiedade social. Em apenas um copo de 200ml de iogurte foi encontrado cerca de 25 bilhões de culturas probióticas. Uma dica interessante pra quem sofre de ansiedade é trocar seu café da manhã com leite por um com iogurte e cereais como a aveia. Essa simples troca pode causar um efeito protetor para aquelas pessoas que tem maior risco genético de sofre com sintomas de ansiedade social, onde os sintomas mais comuns incluem medo excessivo de situações nas quais alguém pode ser julgado, onde a pessoas se preocupa de maneira muito excessiva com constrangimento e humilhação, ou ainda em possivelmente ofender alguém.


6 Salmão

De acordo com diversos estudos, os ácidos graxos ômega-3 são particularmente eficazes quando se trata de alimentos que ajudam na ansiedade, e como o Salmão é um alimento com uma quantidade elevada de ácidos graxos ômega-3, ele se torna uma das melhores opções nesse sentido. O ômega 3 é extremamente importante para o nosso cérebro, pois ele requer as gorduras dietéticas certas para funcionar de maneira plena. Então pode ser muito interessante trocar vez ou outra um bife de boi por um de salmão, proporcionando ao seu organismo gorduras benéficas que vão sustentar um microbioma intestinal saudável. Além disso o Salmão também é um poderoso antioxidante que pode ter ajudar a diminuir os radicais livres, contribuindo muito para preservação e manutenção das células do nosso corpo.


7 Chocolate amargo

Precisa de outra desculpa para comprar aquelas barrinhas de cheias de cacau? O chocolate é um alimento que pode contribuir muito na diminuição da ansiedade e do estresse, mas é importante salientar que não é qualquer tipo de chocolate que vai te trazer benefícios físicos e mentais. Você deve consumir chocolates com a maior concentração de cacau possível. Pesquisas demonstram que o consumo de chocolate amargo foi bastante benéfico na redução dos sintomas de ansiedade. Em um estudo de 2014, foi constatado que comer apenas 40 gramas por dia, cerca de dois a três quadrados de uma barra de chocolate, mostrou resultados satisfatórios na redução dos níveis de estresse. Esse efeito resulta do alto teor de flavanol do chocolate amargo, um composto vegetal que tem sido associado a melhora do fluxo sanguíneo, que pode se torna difícil quando você se sente ansioso. Além disso ele também contém uma quantidade considerável de ingredientes que eliminam o estresse, como o magnésio, zinco, cobre e manganês, três minerais nos quais a deficiência está associada ao aumento dos sintomas de ansiedade.


8 Chá verde

Pessoas na China e em outras partes da Ásia bebem esta bebida há milhares de anos, e sua reputação é certamente merecida. Além de refrescar o paladar, o chá verde oferece uma série de benefícios para o bem-estar. Um de seus principais ingredientes ativos é a L-teanina, um aminoácido que interage com os neurotransmissores do corpo, e ele contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Estudos ainda demostram que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e melhorar também a memória e a cognição geral. Além disso, este ácido promove ondas alfa no cérebro, que estimulam sensação de bem-estar e relaxamento. O chá verde também é rico em antioxidantes que protegem as células de diversos processos degenerativos e ainda ajudam a reduzir a inflamações. Um estudo de 2012 também descobriu que os antioxidantes ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão em pessoas com condições de saúde mental relacionadas ao estresse.