10 dicas para melhorar a sua imunidade

    Seu sistema imunológico é a primeira linha de defesa do seu corpo contra doenças. Da mesma forma que um sistema de segurança em sua casa forneceria proteção, seu sistema imunológico usa um sistema de produtos químicos e proteínas em seu corpo para combater vírus e bactérias nocivas ao seu organismo. Um sistema imunológico mais forte significa que você tem menos chance de ficar doente. Você sabia que existem maneiras naturais e bem simples para melhorar seu sistema imunológico? Caso você ainda não saiba, temos algumas dicas que podem te ajudar.
 

1 Manter uma boa saúde intestinal

Os médicos atualmente acreditam que até 80% do seu sistema imunológico está ligado ao seu intestino. Pensando nisso, uma dieta rica em alimentos integrais e não processados, e antioxidantes, pode ter um efeito protetor para o seu corpo. Esse tipo de dieta pode reduzir a inflamação e estimular boas bactérias intestinais que ajudam a estabelecer um sistema imunológico muito mais forte contra possíveis infecções. Procure basear a sua alimentação em  proteínas, vegetais ricos em fibras, frutas, legumes, grãos integrais e gorduras saudáveis, esses são basicamente todos os nutrientes que o seu corpo precisa para te manter saudável. Também é interessante que você seja gentil com o seu fígado, pois ele é responsável por filtrar o sangue, promover a quebrar de gorduras e remover o excesso de colesterol e toxinas no seu organismo. Uma dica bacana é fazer ingestão regular de couve, brócolis e repolho, eles podem ajudar a aumentar a capacidade do fígado de desintoxicar naturalmente o corpo. 

 
2 Lave as mãos com frequência

Esta é uma prática que devemos manter ao longo da nossas vidas, pois é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação de germes, que são um dos maiores vilões quando o assunto é a baixa na imunidade. Uma higiene adequada pode te poupar de uma série de situações indesejadas como infecções em intoxicações alimentares. Também é extremamente importante fazer a higienização adequada dos alimentos, considerando que a má higienização deles é uma das principais causa de proliferação de parasitas.

3 Exercite-se regularmente

Existem várias teorias sobre o porquê de as atividades físicas serem importantes para a melhoria do sistema imunológico, mas algumas das mais recorrentes é que exercitar-se ajuda a eliminar as bactérias limpando as vias aéreas, e também retarda a liberação de cortisol, muito conhecido como o “hormônios do estresse”. Além disso, uma vida ativa, fisicamente falando, diminui sua chance de desenvolver uma série de doenças, como doenças cardíacas, hepática gordurosa, ósseas, dentre várias outras. E você não precisa de uma rotina intensa e extensa de treinos pra que tenha benefícios à sua saúde, 40 min por dia durante 5 dias na semana, já são mais do que suficientes. 

4 Tome banho após qualquer atividade física

Além de não ser nada agradável, toda a transpiração causada pelos treinos ou por qualquer outra atividade física, se deixada na pele, permite que determinadas bactérias possam se desenvolver. Para além das questões obvias a respeito da higiene, o suor pode ainda ajudar a criar fungos, bem como suas consequências que podem acarretar até infecções fúngicas. 

5 Faça a ingestão de vitaminas

Todo sabemos que as vitaminas são importante para o bom funcionamento do nosso organismo, até aqui nada demais, mas é importante frisar a necessidade de fazer uso diário de algumas delas, como a vitamina C por exemplo, que contribui muito para a defesa imunológica, apoiando a função celular e protegendo contra o estresse oxidativo ambiental (radicais livres e poluentes). A melhor maneira de obter vitamina C é através de frutas, como laranjas, limões, morangos, acerola e kiwi. A vitamina D também é bem relevante, e pode  melhorar sua resposta imunológica protegendo-o de problemas respiratórios. Ela é popularmente conhecida como “vitamina do sol”, pelo fato de que ao se expor a luz solar você induz seu corpo a produzir a vitamina D, mas logicamente a quantidade de produção depende do nível de melanina da sua pele e do tempo de exposição. Para indivíduos de pele clara, basta apenas 10 minutos de exposição ao sol diariamente para se produzir bastante vitamina D. É importante também ficar atento para não exagerar, considerando que uma exposição excessiva pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Pessoas com tons de pele mais escuras, teriam melhores resultados fazendo uso de algum suplemento de vitamina D. Outra vitamina bastante recomendada é a vitamina B6 (encontrada em frango, peixes de água fria como salmão e o atum, e vegetais verdes como a couve) que ajuda o organismo na produção de anticorpos e combatendo quadros de anemia por exemplo. E por fim, a vitamina E (encontrada em nozes, sementes e no espinafre) que ajuda o corpo na batalha contra os radicais livres, prevenindo o organismo de um possível envelhecimento precoce e de doenças como o Alzheimer.

 

6 Reduza seu nível de estresse

Sim, realmente é muito mais fácil falar do que fazer, no entanto é de extrema importância para o bom funcionamento do sistema imunológico. O estresse afeta a resposta imunológica do seu corpo, isso porque ele faz com que você produza níveis extras de cortisol e citocinas, que desencadeiam uma série de processos inflamatórios do nosso corpo. Eles podem ainda diminuir o número de glóbulos brancos disponíveis no nosso organismo, tornando difícil para que o corpo consiga combater possíveis infecções de maneira adequada, fazendo com que você fique mais exposto ao risco de desenvolver herpes labial e pegar um resfriado por exemplo. Além disso, as pessoas que estão sobre estresse provavelmente não dormem o suficiente e nem se alimentam de maneira adequada, favorecendo ainda mais os processos inflamatórios, principalmente pessoas que tem o costume de aliviar o estresse comendo doces.

7 Faça Yoga e meditação

Apesar de o Yoga não ser considerado uma atividade física com alto grau de intensidade, a sua prática proporciona, através das varias posturas indicadas durante a sua execução, uma melhora na resistência das células, tornando-as menos suscetíveis a possíveis infecções. O ritmo calmo e mais estático dos exercícios produzem uma sensação de calma no sistema nervoso, ajudando também a reduzir risco de processos inflamatórios. Além disso, a pratica do Yoga e principalmente da meditação em horários noturnos pode influenciar positivamente na qualidade do sono, fazendo com que o corpo fique mais relaxado e possa se recuperar de maneira mais adequada do cansaço físico e mental produzido ao longo do dia. 

8 Pratique técnicas de respiração profunda

Este simples ato de respiração lenta e controlada do diafragma é algo que você pode fazer em qualquer lugar e de maneira bem simples. Seu maior benefício com relação a imunidade consiste na possibilidade da diminuição dos níveis de cortisol, contribuindo assim na diminuição da pressão arterial e na melhorar o fluxo sanguíneo.

9 Certifique-se de dormir o suficiente

O momento em que nos dormimos funciona como uma espécie de reinicialização natural do seu sistema, e é fundamental para recuperação física e mental. A sua chance de pegar um resfriado é diretamente afetada pelo quanto você dorme, diversas pesquisas mostram que o sono ruim (menos de seis horas por noite) tornava alguém quatro vezes mais propenso a pegar um resfriado ou ser mais afetado por vários tipos de infecções. A qualidade do sono, foi o fator número um para determinar se alguém ficou doente mais do que deveria, considerando os níveis normais para a idade ou o nível de estresse das pessoas pesquisadas. Nosso corpo é bastante sensível as alterações no sono, e por isso depende de uma noite inteira de descanso para repor as células e proteínas que ajudam consideravelmente no sistema imunológico.

10 Empregar o pensamento positivo

Parece uma dica meio óbvia, mas seu estado mental realmente influencia na sua saúde física. Especialistas  descobriram que os “pensadores positivos” eram menos propensos do que as pessoas com pensamento mais “negativo” a ter um ataques cardíacos por exemplo. Um estudo da Universidade do Kansas descobriu ainda que sorrir, mesmo que seja de maneira forçada, reduz a pressão arterial em situações estressantes. De maneira geral, as emoções negativas podem enfraquecer a resposta imunológica e comprometer realmente a saúde, então reavalie sua perspectiva e mude para uma maneira mais positiva de ver o mundo.