Por que mesmo depois de entrar pra academia ainda não consigo emagrecer?

Entrei pra academia e mesmo assim continuo com o mesmo físico de antes

Pra entender melhor como acontece o processo de emagrecimento, primeiro é preciso deixar claro que ele pode ser feito de várias maneiras, desde que você produza de alguma forma um efeito de déficit calórico, onde seu consumo total de calorias durante o dia é menor do que a quantidade que você ingeriu. Independentemente da maneira como esse déficit seja feito, é preciso sempre ter em mente que seu corpo, de uma maneira ou de outra, pode tornar o processo mais complicado caso você tenha um estilo de vida muito fora do que seria considerado saudável, considerando suas próprias particularidades, como idade, condicionamento físico, etc.

 

Como posso produzir esse déficit calórico?

As duas maneiras mais simples, e também mais comuns, são diminuir o consumo de calorias e manter se nível de atividade física igual, ou manter sua ingestão de calorias igual e aumentar seu nível de atividade física ao longo do dia. Caso você “precise” de resultados mais acelerados, no sentido de perca de peso, podem ser feitos os dois processos combinados, mas como no caso de qualquer mudança drástica, seu físico e sua mente provavelmente vão sentir essa mudança de maneira não tão positiva como deveria ser. Por isso, quanto mais tempo você tiver pra se adaptar à um novo estilo de vida, melhor.


Então por que mesmo gastando mais calorias com a musculação não consigo ver os resultados?

Existem vários motivos para que os “resultados” não estejam aparecendo nem visualmente e nem na balança. No caso da questão visual temos o fator da “qualidade da pele”, que se daria pelo fato de que a musculatura ainda não apareceu por que a sua camada de tecido adiposo ainda está relativamente grande, ou pelo fato de você estar retendo muita água, que também deixaria sua pele “mais grossa”. De maneira geral, isso nos leva ao caso da balança, onde a pessoa treina da melhor forma possível e ainda assim não perde peso. Nesse caso, pode ser que você esteja compensado o gasto calórico comendo um pouquinho mais do que antes, que é absolutamente normal, considerando que agora você leva uma vida mais ativa e isso influencia diretamente nessa questão. Porém, você poder estar emagrecendo mesmo que esteja com o mesmo peso ou até um pouquinho mais do que antes, por conta do ganho de massa muscular, que muda sua composição corporal.


Qual a maneira mais simples de obter resultados sem comprometer minha qualidade de vida?

Combinar atividade física e dieta parece uma “receita” muito óbvia nesses casos, mas a grande questão é não ajustar de maneira muito incisiva a sua dieta logo no início, não cometa o erro de retirar praticamente todos os alimentos que você gosta logo de cara, porque provavelmente você não vai conseguir manter esse tipo de dieta no longo prazo. Já no caso onde você precisa de resultados mais rápidos, terá que diminuir um pouco a quantidade de carboidratos e consumir preferencialmente os que tenham maior quantidade de micronutrientes, e além disso aumentar a quantidade de proteínas e gorduras boas, vão ter ajudar à alcançar de maneira mais acelerada esse objetivo estético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *