Você sabe o que é a Insulina e como ela afeta sua saúde e objetivos físicos?

O que é a Insulina?

    Provavelmente você já ouviu falar sobre a Insulina, e explicando de maneira bem básica, a Insulina é um hormônio que é secretado pelo pâncreas. Ela é basicamente responsável pelas questões relacionadas a construção de massa muscular e o processo de estoque de energia pelo corpo, essas duas reações acontecem em resposta aos alimentos que você ingere(principalmente os carboidratos). Ela é responsável por facilitar a passagem dos nutrientes que você consome(carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, etc) da corrente sanguínea para as células do corpo, seja para o fornecimento de energia para o uso imediato em algum tipo de atividade física, ou para o estoque de energia que pode ser utilizado aos poucos pelo corpo ao longo do dia.

Por que controlar os níveis de Insulina é importante para a saúde?

    A Insulina desempenha diversas funções no nosso corpo além das principais e mais conhecidas, que são “construção e armazenamento”. Ela também é responsável por uma série de fatores que incluem a reparação celular, a questão reprodutiva, e um dos fatores centrais pra manutenção da saúde que é o nível de glicose no sangue. Controlar os níveis de insulina, por consequência, também controla os níveis de glicose no sangue, fazendo com que o seu organismo funcione da maneira mais adequada possível, evitando o ganho de peso desnecessário e diminuindo o risco de uma série de doenças como as cardiovasculares e a mais conhecida em relação a glicose que é a diabetes.

Como a Insulina afeta seus objetivos físicos?

    Quando você faz suas refeições seu corpo quebra os macronutrientes (gordura, proteína, carboidrato e fibras) em compostos menores, e quando falamos em insulina, o principal macronutriente que interage de forma direta em relação à ela é o carboidrato, pois ele é convertido em glicose, que é colocada em circulação na corrente sanguínea. Em resposta a esse aumento de glicose no sangue o pâncreas produz a insulina, e é ela quem direciona como a glicose vai ser utilizada. Em indivíduos com um estilo de vida mais saudável, a glicose é utilizada para reabastecer os estoques de energia intramuscular, em forma de glicogênio. Em contrapartida, em pessoas tenham um estilo de vida mais sedentário, é comum haver uma certa resistência a insulina, fazendo o corpo utilizar essa glicose como fonte imediata de energia, o que por sua vez resulta em fome mesmo que a pessoa tenha feito sua refeição a pouco tempo, situação que pode levar a uma ingestão maior de calorias e consequentemente ao ganho de peso indesejado.

Como manter os níveis de Insulina controlados?

    De maneira bem simples, a escolha dos carboidratos é a parte mais importante no controle da Insulina. Quanto maior a ingestão de carboidratos não industrializados melhor, pois a grande maioria deles tem excesso de calorias e quase nenhum micronutriente, basicamente o que eles fazem é aumentar seu consumo de calorias sem que você esteja realmente alimentado com os nutrientes que seu corpo necessita. No sentido contrário, temos os legumes e verduras como as melhores opções de carboidrato para controlar dos níveis de glicose, pois eles tem uma quantidade menor de calorias e são repletos de micronutrientes, proporcionando ao corpo o que ele precisa para uma melhor produção hormonal e controle da saciedade. As frutas também são uma boa opção nesse sentido, se consumidas em menores quantidades. Em resumo, comer carboidratos ricos em micronutrientes te ajuda a não exagerar nas calorias mantendo um físico mais “adequado” e controlando seus níveis de insulina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *