Vale a pena fazer dieta restritiva?

O que exatamente seria uma Dieta Restritiva?

    Como o próprio nome já diz, esse tipo de dieta é baseada em uma seleção bem especifica de alimentos a serem consumidos. Normalmente ela é feita com um objetivo específico, considerando que é bem complicada de ser mantida no longo prazo, até pelo fato de ela pode trazer algumas consequências negativas caso não seja feita de uma maneira adequada. Por isso é importante que você estude bastante o assunto antes de tomar a decisão de fazer esse tipo de dieta, pois ela talvez não seja a melhor opção pra você. O ideal é sempre procurar um profissional da área para se orientar.


Quais as vantagens de ser fazer uma dieta restritiva?

    A maior vantagem de se fazer uma dieta restritiva, sem sombra de duvidas é a questão do tempo. Quando você tem um objetivo em relação ao seu físico de curto prazo, seja uma viajem à praia, uma festa de formatura, um casamento, ou qualquer outro ocasião que tenha data específica, restringir sua dieta em quantidade e qualidade de alimentos será, até certo ponto, “inevitável”. Se a dieta for planejada e executada da maneira correta, seu físico vai mudar muito rápido em um período de tempo muito curto. Caso a dieta seja acompanhada de atividade física, principalmente musculação, os resultados ficam ainda mais acentuados.


E quais as desvantagens desse tipo de dieta?

    A principal desvantagem é a questão da manutenção no médio e longo prazo, principalmente quando você não depende de um padrão estético para “ganhar a vida”. Pessoas que levam uma vida comum, normalmente vão manter esse tipo de dieta somente até determinado momento, e na grande maioria dos casos, quando não fazem acompanhamento com um profissional, logo assim que abandonam a dieta perdem todo o resultado que obtiveram. Além disso, ainda tem a questão em relação ao próprio processo de emagrecimento ou simples perca de peso, pois quando esse processo acontece num espaço de tempo muito curto, pode acontecer de o resultado não ficar tão bom quanto o esperado, considerando que a perca de peso seja acentuada demais, a pessoa pode ficar com um aspecto físico flácido, em alguns casos pode até ficar a impressão de que a pessoa esteja doente.


Afinal, fazer dieta restritiva é uma boa opção?

    Como quase tudo na vida, a resposta aqui seria um “depende”. Quando você faz esse tipo de dieta pensado em alguma data específica, pode ser muito válido sim, pois logo depois você voltaria à uma dieta comum é teria uma variedade maior de nutrientes vindos da alimentação. Mas quando se pensa em manter um físico mais saudável ou mais estético no longo prazo, uma dieta restritiva com certeza não é a melhor opção, nem físico e nem psicologicamente, considerando que é uma espécie de desafio físico e mental restringir de maneira prolongada a sua alimentação.

One thought on “Vale a pena fazer dieta restritiva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *