8 DICAS DE ALIMENTOS PARA PESSOAS COM DIABETES

     Se você tem diabetes, provavelmente já conhece uma série de alimentos que você deve evitar, aqueles alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura saturada. Por outro lado, existem diversos alimentos que podem te ajudar a manter uma vida mais equilibrada e saudável mesmo convivendo com a diabetes, uma doença que está intimamente relacionada com os hábitos alimentares das pessoas que sofrem desse mal.
     A diabetes ocorre quando há aumento da glicose no sangue que é produzida a partir dos alimentos digeridos no intestino, que se transformam em açúcar. No sangue, a glicose é utilizada pelos tecidos como energia e sua utilização depende da presença de insulina, que é uma substância produzida nas células presentes no pâncreas. Para evitar o descontrole da diabetes, os portadores precisam fazer uma reeducação alimentar. Portanto, é importantes evitar doces e frituras como uma das medidas para manter um nível adequado de açúcar no sangue. Também é necessário incluir opções que ajudem o organismo nesse processo. Por isso, temos a seguir uma lista de alimentos que te ajudam a controlar a diabetes e montar um cardápio equilibrado.

 

 

Aveia

 A aveia é muito importante na dieta de quem sofre com diabetes, pois ela é rica em betaglucana, uma fibra que se expande e forma uma espécie de gel consistente, que quando chega ao estômago acaba prologando o processo de digestão. A aveia promove uma maior sensação de saciedade e retarda a absorção de glicose pelo sangue, o que ajuda a manter a glicemia em níveis mais baixos, evitando picos de açúcar no sangue, e contribuindo assim com uma melhora na sensibilidade a insulina. Ela também reduz a absorção de colesterol pelo organismo, colaborando na proteção do sistema cardiovascular e ajudando a evitar doenças relacionadas à altos de colesterol ruim.

 

Brócolis e outros vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos como agrião, brócolis, couve-flor, etc, são conhecidos por serem ricos em vitaminas A, B9, C, E, K, e minerais como cálcio, magnésio, ferro e outras substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim, além desses alimentos prolongarem a saciedade e reduzirem a absorção de açúcar, devido ao seu alto conteúdo de fibras, eles também ajudam a diminuir a produção de glicose pelo organismo, especialmente para pessoas com diabetes do tipo 2. Um estudo mostrou que o brócolis possui um composto (glucorofanina) que o corpo transforma em sulforafano, e esse antioxidante reduz a produção de glicose pelo fígado, ajudando a controlar a glicose. A atuação dessa substância é similar a do medicamento mais usado no Brasil e nos Estados Unidos para o tratamento de diabetes, o cloridato de metformina, que ajuda o corpo a controlar os níveis de glicose no sangue.

 

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, conhecidas como “gorduras boas”, e é por meio dessas gorduras que o abacate ajuda a combater a resistência à insulina. Além disso, seu conteúdo lipídico favorece o equilíbrio entre os níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL), atuando como um fator de proteção contra as doenças cardiovasculares como hipertensão e o infarto. Para aproveitar de maneira satisfatória esses benefícios, recomenda-se ingerir no máximo quatro colheres de sopa de abacate por dia, logicamente, sem a adição de açúcar refinado ou outros tipos de substância adoçantes, pois essa fruta por si só já é muito calórica e pode favorecer o ganho de peso se consumida em excesso e/ou acompanhada de outros alimentos que somem calorias de maneira exagerada.

 

Canela

A Canela tem sido usado há muitos anos para tratar vários tipos de doenças. E no caso da diabetes ela ajuda prevenindo a absorção de grandes doses de glicose e reduzindo a velocidade do esvaziamento do nosso estômago, evitando assim os picos glicêmicos. Além disso, ela aumenta a sensibilidade à insulina, diminuindo a concentração de glicose no sangue. Ela também é rica em substâncias que combatem o estresse oxidativo nas células, que pode levar ao desenvolvimento da diabetes tipo 2. Além disso, o consumir canela reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e dos triglicérides, melhorando a saúde cardiovascular evitando outras doenças que agravam o quadro da diabetes. Ela também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, impedindo a rápida liberação de grandes quantidades açúcar. A canela pode ser acrescentada nas refeições, mas obviamente sem exageros.

Maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia retardando a absorção de glicose pelo nosso corpo. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolongando a sensação de saciedade e contribuindo para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca, pois é justamente na casca da maçã que estão grande parte do principais nutrientes da fruta. Algumas fibras solúveis da fruta, como a pectina por exemplo, possuem uma resposta bastante interessante ao modificar a carga glicêmica da refeição, promovendo uma absorção mais gradativa da glicose. Além disso, a pectina ajuda a prolongar a sensação de saciedade e também a regular o intestino, e ainda tem propriedades bioativas que ajuda na recuperação e manutenção da células. 

 

Laranja

A Laranja contém compostos bioativos que ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue, o que faz ela ser um grande aliado na luta contra o diabetes. Além disso a Laranja é uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e ainda conta com vários outros benefícios a saúde como um fator antienvelhecimento por exemplo. Embora, as laranjas sejam doces, na verdade, elas tem um baixo índice glicêmico o que ajuda sendo mais uma boa opção de alimento na dieta de quem sofre com diabetes. A laranja ainda tem um efeito bastante benéfico para as pessoas com diabetes, pois ela ajuda na diminuição da retenção de líquidos, auxiliando a pessoa com diabetes a controlar, em parte, o excesso de peso.

 

Linhaça

A Linhaça é uma excelente fonte de Magnésio, o Magnésio ajuda a controlar a glicemia e a liberação da insulina no organismo. Ela também é nutritiva por ser rica em fibras e boas gorduras. Se você já tem diabetes, a linhaça pode te ajudar a controlar a doença fazendo a ingestão dela em pequenas porções durante as suas refeições. Procure evitar a ingestão de alimentos ricos em gordura do tipo saturada, trans e colesterol, e passe a comer em doses moderadas as carnes com excesso de gordura, embutidos e defumados. Além disso, uma boa dica é preparar suas refeições com óleos vegetais como o de soja, canola ou girassol, além de azeite de oliva e reduza a quantidade de sal na sua alimentação.

 

Chá Verde

Diversos estudos foram e estão sendo realizados sobre os efeitos do chá verde em muitas doenças graves, em um deles realizado em 2013 no japão, ficou demonstrado que pessoas que bebiam  chá verde regularmente tinham 33 % menos chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas que não faziam seu uso. Além disso, um outro estudo realizado em Taiwan descobriu que aqueles que bebiam chá verde regularmente por mais de uma década tinha menos acúmulo de gordura abdominal e uma quantidade de gordura corporal menor do que aqueles que não consumiram chá verde regularmente. O chá verde é uma bebida que contém polifenóis e principalmente os antioxidantes que ajuda a regular a glicose no organismo, ajudando a evitar ou controlar a diabetes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *