7 Alimentos que previnem o envelhecimento precoce


  Desde a infância, aprendemos que tudo o que comemos influencia no funcionamento do organismo. Além de fornecerem substâncias que auxiliam nas atividades celulares e contribuírem para o surgimento de doenças ou a prevenção delas, os alimentos também atuam no processo de envelhecimento. Há atualmente um consenso entre especialistas da área a cerca de investir em cremes anti-idade, e esse consenso é de que eles não tem a eficácia desejada se não houver atenção quanto à alimentação, de nada adianta fazer uso de inúmeros “cremes de beleza” caso a sua alimentação esteja totalmente desregrada e desbalanceada. A seguir temos 7 exemplos de alimentos que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.

 
1 Abacates 

O Abacate é rico em ácidos graxos, que combatem a inflamação e promovem uma pele macia e flexível. Também contêm uma variedade de nutrientes essenciais que podem prevenir o envelhecimento, incluindo vitaminas K, C, E e A, complexo B e potássio. O alto teor de vitamina A pode ajudar a eliminar células mortas, deixando uma pele linda e brilhante. Seu teor de carotenoides também pode ajudar a bloquear as toxinas e os danos dos raios solares, e ajudar a proteger contra o câncer de pele. Eles contêm ainda compostos únicos chamados álcoois graxos poli-hidroxilados, que podem combater a inflamação, proteger a pele do sol, e ajudar também a reparar o DNA danificado. Seu alto teor de gordura monoinsaturada, e os antioxidantes luteína e zeaxantina, fornecem proteção adicional à pele e ao DNA.

2 Agrião

O Agrião atua como um antisséptico interno, aumentando a circulação e distribuição de minerais a todas as células, resultando em maior oxigenação da pele. Rico em antioxidantes, o agrião neutraliza os radicais livres prejudiciais, reduzindo as linhas de expressão e as rugas finas. Os isotiocianatos do agrião também podem prevenir o câncer de pele. Esses compostos interferem nas células malignas, e restauram a função celular normal ajudando em vários processos no nosso organismo.

3 Amêndoas

As Amêndoas são ótimas fontes de vitamina E, ajudam a reparar o tecido da pele, reter a umidade e proteger dos raios UV. As amêndoas contêm também os ácidos graxos ômega-3, um anti-inflamatório que ajuda a fortalecer as membranas celulares da pele contra danos dos raios solares. Além disso, fornecem fibras, gorduras essenciais e proteínas. Elas são responsáveis por deixar a cútis macia e flexível, além de dar um brilho natural e aparência mais lisa. Portanto, se você ainda não adicionou amêndoas na alimentação, faça isso logo para obter uma pele naturalmente brilhante e saudável.

4 Batata-doce

A cor meio alaranjada da batata-doce vem do antioxidante betacaroteno, que é convertido em vitamina A, e pode ajudar a restaurar a elasticidade da pele, promover a renovação das células mortas e contribuir para uma pele macia e com aparência saudável. Ela também é rica em vitamina C e vitamina E, ambas muito importantes para manter a pele saudável, brilhante e flexível. A vitamina C ajuda a aumentar o colágeno, que fortalece a pele. Os antioxidantes presentes na batata-doce também são responsáveis pelo brilho natural da pele. O tubérculo é uma fonte rica em antocianinas, que ajudam a prevenir manchas escuras, mantendo a atividade dos radicais livres sob controle.

5 Espinafre

super-hidratante cheio de antioxidantes, que ajudam a oxigenar e reabastecer o corpo todo. Também é rico em vitaminas A, C, E, K, magnésio, ferro heme e luteína. O alto teor de vitamina C dessa folha verde aumenta a produção de colágeno para manter a pele firme. A vitamina A promove cabelos fortes e brilhantes, enquanto a vitamina K ajuda reduzir a inflamação nas células.

6 Mamão

O mamão é rico em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo, todas essas substâncias são poderosas fontes de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, retardando os sinais de envelhecimento e reduzindo as potenciais rugas e linhas de expressão. Elas contribuem ainda na diminuição da acne (principalmente em adolescentes) e melasmas, que são aquelas manchas mais escuras que se formam na pele do rosto, devido a um aumento de produção de melanina em determinado local ou locais.

7 Pimentão vermelho

O Pimentão vermelho é rico em antioxidantes chamados carotenoides, além de vitamina C, que ajuda na produção de colágeno. Os carotenoides são pigmentos vegetais responsáveis pelas cores vermelha, amarela e laranja em muitas frutas e vegetais, eles possuem uma variedade de propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a proteger a pele da luz solar, poluição e toxinas ambientais. Os pimentões também são ricos em substâncias outros antioxidantes como o licopeno, que contribuem para a redução de algumas doenças, entre elas as relacionadas à problemas cardiovasculares.

13 thoughts on “7 Alimentos que previnem o envelhecimento precoce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *